terça-feira, 8 de março de 2011

Investimentos: o que devemos saber.


Esse artigo será um pouco diferente, irei mostrar através de uma historia (baseada em fatos reais) a importância de diversificar e de conhecer aquilo que se pretende investir.

João trabalhador honesto, sempre trabalhou duro, nunca faltou ao emprego, cansado de tanto trabalhar e não ganhar a quantia de dinheiro que desejava, juntou um dinheirinho e resolveu aplicar em ações na bolsa.

Sem conhecimento sobre investimento ele conversou com um corretor que o indicou a investir na empresa “X”, João gostou da idéia porque ele já simpatizava com essa empresa, resolveu aceitar o conselho e colocou 100% de suas economias na empresa “X”, passados alguns meses os papéis da empresa “X” começaram a cair, fato que deixou nosso trabalhador um pouco preocupado, mas ele ficou com a empresa, pois o corretor havia falado que a empresa era ótima e João “conhecia muito bem a empresa”, sempre via comerciais na televisão, os produtos no supermercado e confiava cegamente na empresa, porque “sabia” que ela tinha qualidade

Algum tempo depois as ações da “X” continuavam a cair, muito preocupado com isso o nosso investidor resolveu investigar o caso. Entrou na internet e procurou os motivos que estavam fazendo a empresa “X” perder valor na bolsa. Em seus estudos sobre a empresa ele descobriu que a mesma estava atolada em dividas, não estava mais conseguindo vender seus produtos, tinha muitas ações na justiça do trabalho por falta de pagamento aos funcionários, sem contar a fraude na contabilidade da empresa. Tudo isso já vinha bem antes de ele começar a investir na grande empresa “X”, mas como nosso querido investidor não se deu ao trabalho de conhecer a fundo a empresa em que confiara seu suado dinheiro, ele não sabia de nada disso.

João muito nervoso com a situação da empresa resolveu vender suas ações, coisa que não era nada fácil, pois a ponta vendedora era muito maior que a compradora, quanto mais tempo passava, mais João perdia dinheiro. Nosso investidor levou algumas semanas para se livrar de todas as suas ações da empresa “X” e saiu dela com um prejuízo gigante.  Mais de 70% de toda sua economia tinham ido para o ralo “X”.

Após isso, João nunca mais voltou a investir em ações, porque considerava isso coisa de louco e que pra ganhar na bolsa dependia apenas de sorte, coisa ele não tinha, já que havia “apostado” na “X”, nunca ganhara nenhum sorteio, rifa, bingo ou na loteria.

Conclusão:
  • Estude a empresa que você pretende investir, conheça a empresa, afinal você fará parte dela.
  • Não coloque todo seu dinheiro em apenas uma ou duas ações, diversifique entre boas empresas e entre renda fixa e renda váriavel.
  • Comece aos poucos na bolsa, não entre com todo seu dinheiro de uma só vez.
  • Acompanhe os relatórios trimestrais que as empresas fornecem,  se você perceber que os números da empresa começaram a piorar (diminuição brusca dos lucros, aumento expressivo das dividas, redução do patrimônio, etc.) abandone-a, ainda que seja com um pouco de prejuízo.
  • Reinvista os dividendos, isso trará um aumento significativo de seu patrimônio no longo prazo.
  • Decida você mesmo em qual empresa você vai investir seu dinheiro. Nunca sabemos qual a real intenção de quem da um “conselho” sobre investimentos.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...